(1) ATAS DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL, NO CONCÍLIO MÉDIO ANUAL DE 1996.
ALTERNATIVA QUESTIONÁVEL DAS PRÁTICAS DE SAÚDE.
“Os progressos científicos nos trazem muitos benefícios no cuidado da saúde. Ao mesmo tempo, há um número crescente de propostas baseadas em filosofias evolucionistas e espíritas.”
Por esta razão e com o desejo de atender e orientar a Igreja, o Conselho Mundial do Departamento de Saúde e Temperança da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia expressa as seguintes convicções:
- Os seres humanos foram criados à imagem de Deus. O homem é um ser todo, uma unidade indivisível, portanto, o que afeta a uma parte do corpo (físico e mente) também afetará as partes.
- As bases do diagnóstico e sistemas terapêuticos usados hoje em dia na prevenção e tratamento das enfermidades devem ser estabelecidas em base das leis naturais de Deus (fisiologia humana) e em harmonia com a inspiração.
Os adventistas promovem os ensinamentos de um viver saudável integral, incluindo o uso de recursos naturais que Ellen G. White chama de “remédios verdadeiros” para manter e recuperar a saúde. - Cremos que o Senhor tem dado ao homem recursos e poder mental para incrementar o conhecimento nas áreas de biologia, fisiologia e nos mecanismos causadores da enfermidade. Por esta razão, cremos que o desenvolvimento da medicina científica deve ser incorporada ao trabalho médico missionário, sempre e quando não contrarie os princípios da inspiração.
- Referente aos processos de cura por ideologias incertas de diversas origens, conhecidas como práticas alternativas de saúde (medicinas alternativas ou complementarias), deveríamos ser muito cautelosos. A menos que sejam demonstrados e fundamentados cientificamente, nossa posição é como se segue:
Rejeitamos tais métodos como incompatíveis com nossa visão de trabalho médico-missionário:
· Porque sua filosofia e ideologia estão baseadas em oposição aos princípios da revelação divina, e /ou
· Porque elas não são compatíveis com as leis científicas conhecidas.
Devido ao nosso interesse pelo bem-estar dos membros da igreja e da humanidade em geral:
RECOMENDAMOS que os adventistas não pratiquem, nem usem, nem promovam tais procedimentos.
RECOMENDAMOS ainda que o Departamento de Saúde e Temperança da Associação Geral faça um estudo das práticas de medicina alternativa usadas mais comumente e se prepare uma declaração a seu respeito. Práticas médicas como: Homeopatia, Hipnose, Iridologia, Ioga, etc.
(2) MESA DA UNIÃO SUL - BRASILEIRA DA IASD - 24 e 25 DE NOVEMBRO 1997
VOTO 97 – 221.
MEDICINA ALTERNATIVA E IRIDÓLOGOS --- RECOMENDAÇÃO
Considerando o envolvimento de membros da Igreja e de obreiros na prática de medicina alternativa;
Considerando que muitos são pregadores e ocupam periodicamente nossos púlpito;
Considerando a preocupação dos pastores e das comissões diretivas das igrejas sobre o que fazer;
Considerando as orientações oficiais que a Igreja tem sobre o assunto;
VOTADO recomendar que as igrejas, no território da USB, não permitam que o púlpito seja usado por pessoas envolvidas com qualquer filosofia mística de saúde. E que, nas escolha de oficiais, prefiram eleger para oficiais e cargos os irmãos que não estejam envolvidos com qualquer prática mística de medicina alternativa *, tais como: Iridologia, Acupuntura, Homeopatia, Reflexologia, Medicina Ayurveda, Magnetismo e Águas Imantadas, Frenologia, Yoga, Hipnotismo, Uso de Cristais, Florais de Bach, Pirâmides, Macrobiótica, etc..
* Consideramos Medicina Alternativa as práticas que não têm base na Ciência, nem no Espírito de Profecia. São incompatíveis com a doutrina cristã as práticas “Vitalistas”, que consideram que a doença é o resultado de desequilíbrio da “Energia Vital” do Universo, dos astros, do Zodíaco, etc..
OBS: Este voto passou, como de praxe, pela Mesa da Associação Sul-Matogrossense, sendo incorporado como voto em todo território desta Associação.
(3) MESA DA ASSOCIAÇÃO SUL-RIO-GRANDENSE DA IASD DE 23/09/1997
VOTO 97 – 188
IRIDOLOGIA
Considerando que alguns membros da Igreja tem desenvolvido a prática da Iridologia e que os mesmos tem ocupado o púlpito ou mesmo algum cargo na igreja;
Considerando que esta situação tem ocasionado preocupação entre alguns membros e pastores;
Considerando a solicitação de alguns pastores para que a Comissão Diretiva se pronuncie com respeito a posição oficial da Igreja;
Considerando os documentos de caráter oficial já existentes da Igreja, que alertam para os perigos da prática da Medicina Alternativa, entre elas a Iridologia, conforme anexos J e K;
VOTADO recomendar que as igrejas não concedam o púlpito ou algum cargo aos membros envolvidos com a prática da Iridologia.
VOCÊS AINDA MANTÉM ESTE TIPO DE VOTO NA ATUALIDADE?
ResponderExcluirGostaria de saber se ainda se mantem esse voto e gostaria de receber mais informações sobre iridologia.
ResponderExcluirPor me envie por email
loamir18@hotmail.com
Olá Dr. Otoniel. Achei muito pertinente o assunto e preciso de orientação. O sr pode me conseguir os originais dos votos da associação geral e da associação sul riograndense? Obrigado
ResponderExcluirPELO QUE CONHECEMOS O EXAME IRIDOLÓGICO É O ÚNICO MEIO QUE TEM CONDIÇÕES DE EMITIR UM DIAGNÓSTICO NA HORA,COM INÚMERAS VANTAGENS PARA O DOENTE: não precisa esperar exames de laboratórios; não precisa ficar aflito dias e dias esprando pelo resultado; a enfermidade pode ser tratada de imediato; a família, aliviada fica tranquila e o Governo não tem tem as despesas enormes como hoje. Um sistema perfeito.
ResponderExcluirnão podemos deixar que um remédio extraido da natureza que Deus criou, como: a homeopatia, seja excluida da igreja por causa de uma filosofia/ideologia/misticismo, que não acretitamos de um rémedio que Deus criou, é como se eu disse-se que sexo é pecado, devemos aproveitar a parte fisica da homeopatia, pois deus deixou os folhas para a cura das nações. O esprito santo falou através da white mais de 150 vezes contras os remédios alopaticos, o voto deveria ser sobre usar remédios alopaticos, que não curam, causam sofrimento e morte prematura, se é pra viver no espirito vamos viver por inteiro, condenar a homeopatia por causa do misticismo/filosofia/espiritismo é como condenar o sexo no casamento, mais uma vez satanas vencendo a igreja e nos deixando doentes...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirPelo que já li e estudei sobre homeopatia, são remédios feitos de forma espiritual, a não ser algumas pomadas e outras coisas que fog
Excluirem à regra, pq a verdadeira homeopatia é espiritismo, pode pesquisar!
Daniel...
ResponderExcluirDá uma olhadinha no seguinte site e pondere melhor o que é homeopatia e tenho certeza que você mudará sua opinião sobre ela. Homeopatia nada tem a ver com o que Ellen White fala.
http://saude.ig.com.br/homeopatia